A comunicação mudou muito ao longo das últimas décadas e hoje é totalmente distinta do que era há 20 anos. A comunicação digital deixou de ser acessória para passar a ser a principal preocupação de qualquer empresa ou entidade. A evolução da tecnologia transformou a forma como se comunica no mundo dos negócios e tudo hoje é muito mais rápido, quase imediato. A comunicação digital é, actualmente, a mais importante forma de comunicação de qualquer empresa.
Comunicar pelos canais digitais é mais célere, mais direccionado e, sobretudo, permite obter «feed-back». Aquilo que era impensável com recurso aos tradicionais suportes publicitários, como os jornais, os «outdoors» ou os panfletos de rua, agora é o principal elemento impulsionador do investimento. Medir o retorno do investimento publicitário é hoje algo indispensável para calcular se uma estratégia ou acção resultaram ou se é necessário alterar o rumo das operações.
A comunicação digital permite um resultado até há alguns anos impensável: obter «feed-back»
Se há tempos era impossível saber quantas pessoas leram o anúncio que colocámos no jornal ou que passou na TV, hoje, com o desenvolvimento da comunicação digital, podemos saber quantas pessoas clicaram no nosso anúncio, qual a sua origem, em que local do anúncio mais se focaram e todo o tipo de dados que nos permitem melhorar o trabalho.
Por outro lado, os pormenores são cada vez mais importantes. A comunicação digital precisa de Copywriting direccionado ao seu público-alvo, que vai variar no tamanho, na forma e no estilo, consoante o suporte onde for aplicado.
Se suportes como os anúncios do Google Adwords ou as mensagens no Twitter apresentam limitações em termos de número de caracteres, outros como os banners nos websites ou nas Newsletters têm de ter a mensagem certa, no tom mais adequado e ainda com um design suficientemente apelativo.
SEO obrigou a restrição de regras ao nível do Copywriting
Por outro lado, com o aparecimento do SEO (Search Engine Optimization), a comunicação digital passou a reger-se por normas mais restritas, que obrigam à inserção e à repetição de keywords, principais e secundárias, nos textos, que servem para indexar as páginas dos blogs e websites das empresas ou organizações. Isto significa que a comunicação digital é mais direccionada, podendo mesmo ser personalizada quase individualmente.
E o Copywriting tem de acompanhar estas tendências, ajustando-se aos objectivos e propósitos de cada tipo e suporte e às suas contingências. Hoje, o marketing one-to-one é muito mais importante que o marketing de massas e a comunicação digital veio trazer possibilidades até há algum tempo inimagináveis. Escrever para um blog não é o mesmo que escrever para um website ou criar uma Newsletter. Além disso, cada cliente é um mundo, e esse mundo tem as suas próprias regras.