O Copywriting é cada vez mais essencial a uma boa presença online. Não basta ter um website bonito e bem feito para atrair visitas, é preciso conteúdo. E esse conteúdo tem de ser interessante, cativante, apelativo, para chamar visitantes à sua página web. E para transformar, numa segunda fase, esses visitantes em clientes. É por isso que se diz que o Copywriting é uma ferramenta ou uma «arma» que permite «vender pela escrita».
Por outro lado, o Copywriting é essencial para o SEO (Search Engine Optimization), pois permite potenciar as keywords mais importantes para cada cliente (website) e fazer com que as páginas web estejam melhor classificadas nos resultados das pesquisas no Google. O «copy» de uma empresa ou organização deve ter uma identidade própria, ou seja, características que tornem os conteúdos de cada empresa uniformes e harmoniosos.
O Copywriting tem de ter em conta as especificidades do negócio de cada cliente e o mundo onde se move
Neste sentido, se o «copy» é formal no website, deverá sê-lo também no blog e nas Newsletters, quando existirem. Se usarmos o Acordo Ortográfico no «copy» de um suporte, teremos de fazê-lo igualmente nos restantes. O mesmo se aplica à forma da escrita (tipo de aspas, utilização do ponto e vírgula ou maiúsculas e siglas, por exemplo), que tem de ser uniforme e constante. Quanto ao estilo, é igualmente importante definir se é possível usar e abusar de adjectivos e advérbios de modo ou se a linguagem tem de ser mais directa e menos trabalhada.
Todas estas questões vão variar consoante o tipo de cliente, o seu negócio, o seu mercado e o seu público-alvo. Vender hambúrgers não é o mesmo que vender serviços de consultoria ou artigos de cerâmica. O Copywriting é uma área complexa, ao contrário do que por vezes se possa pensar, e depende muito da intuição e do bom senso dos copywriters. É claro que há normas a seguir, mas o senso comum permite, muitas vezes, tomar as decisões mais acertadas.
Para ser um bom copywriter tem de saber escrever e dominar a pesquisa de informação
Para se ser um bom copywriter, não basta saber escrever. É preciso conhecer as normas e dominá-las a fundo e saber onde ir buscar a informação. É vital conhecer-se o mundo da Internet, nomeadamente os mecanismos de pesquisa do Google, e ter gosto e persistência para encontrar as melhores fontes de informação. Além disso, um bom copywriter tem de saber colocar-se na pele de um leitor, procurar conhecer quais as suas motivações e necessidades, para depois criar textos que vão ao encontro do que o leitor precisa.
E, no final, ser criativo! O Copywriting vive muito da inspiração das pessoas. Por isso, um bom copywriter não deve ser fundamentalista, tem de saber «sair da caixa» quando é preciso, inovar na escrita e no estilo e adaptar-se.
Para saber mais sobre Copywriting, contacte o responsável do projecto 2Write